"o meu pai era paulista
meu avô, pernambucano
o meu bisavô, mineiro
meu tataravô, baiano"
Chico Buarque - Para Todos
O vídeo acima (
@ju_freitas)mostra diversas capturas de tela de eleitores descontentes com a vítoria da candidata Dilma no último domingo (31/10/2010). Tratam-se de mensagens discriminatórias contra os moradores do Norte e Nordeste do Brasil, tachando-os de analfabetos e por isso facilmente manipuláveis pelo programa Bolsa-Família do governo Lula, explicando assim a vitória da candidata do PT.
Devo confessar que este fato não era de meu conhecimento, mas parece que ele se esplahou pelas redes sociais, sendo que a principal delas foi o Twitter. Como mostra esta pequena matéria do site da revista Info, diversas pessoas apagaram as mensagens de seus perfis ou o próprio perfil depois que a seção pernambucana da OAB anunciou que abriria processo contra os autores das mensagens.
Uma das mensagens que aparecem no vídeo
Acredito que os eleitores do candidato Serra têm todo o direito de ficarem tristes e até mesmo se manifestarem, afinal, e a isso que se dá o nome de liberdade de expressão. Entretanto, há limites para tudo e a melhor forma de expressar seu descontentamento com alguma coisa não é menosprezando outras pessoas ou, nesse caso, toda uma região do país.
Existe uma diferença enorme entre ofensa e argumento. Se alguém se sentiu prejudicado, e quer se manisfestar, que encontre bons argumentos e os defenda. Xingar alguém ou uma região inteira não resolve nada. Só mostra o quanto estes eleitores, que se acham tão educados e inteligentes, estão despreparados para conviver numa sociedade democrática.
São atitudes como estas que me assustam e demonstram que o povo brasileiro ainda é preconceituoso ou, como sugere o título do vído, é xenofóbico. E para aqueles que acreditavam que o brasileiro fosse um povo alegre e tolerante quanto Às questões raciais, ou no caso, culturais, este fato nos mostra o contrário. Não pude deixar de lembrar-me do nazismo quando assisti ao vídeo.
E para quem acha que o Nordeste é atrasado, eu gostaria de dizer algumas palavras: Tom Zé, Caetano Velozo, Rachel de Quiroz, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, José de Alencar, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Aurélio Buarque de Holanda, Casto Alves, Cacá Diegues, Wagner Moura, Glauber Rocha, João Ubaldo Ribeiro, entre outros.
Fontes que usei para escrever este texto:
Suspensa.info
Revista Info
@ju_freitas
Revista Fórum