Home | Ubuntu | openSUSE | Google | Inkscape | GIMP | Perfil

quinta-feira, 30 de julho de 2009


O Blog do Google Brasil acaba de publicar algumas informações sobre o Orkut em nosso país. As informações foram conseguidas a partir de uma pesquisa encomendada pelo Google para analisar o que o brasileiro gosta na rede social mais popular do país e como ele a tuiliza.

Pelo que pude perceber no texto do post, o que o Google realmente quer é saber como os usuários reagem a anúncios dentro do Orkut, algo que o Google vem tentando inserir há muito tempo, mas que só recentemente se tornou definitivo. É provavel que o Google queira aumentar o número de anúncios dentro do Orkut ou pelo menos testar novas formas de fazê-los.

Esta sempre foi uma das grandes precocupações do Google com relação ao Orkut, pois a rede social, desde que foi comprada pela gigante da web, nunca deu lucro ao Google, assim como ocorreu com o YouTube. Mas recentemente o Google disse que os anúncios dentro do YouTube estão enctrando nos trilhos e em breve eles conseguirão o retorno que esperam. O Orkut é outra ferramenta que eles estão tentando usar para fazer dinheiro, afinal, é isso que o Google usa para ganahar dinheiro.

"O que a maioria de você faz ao ingressar em uma rede social de sua preferência? Socializar, é claro! Segundo a pesquisa da Netbop, 90% dos entrevistados acham que a maior vantagem das redes sociais é ter contato com velhos amigos, 89% usam as redes sociais para manter contato com a família e com amigos, 78% usam para expandir seu círculo social e 72% usam como passatempo! Outro fato interessante é que 83% dos entrevistados ingressaram em uma rede social porque seus amigos já haviam ingressado."

Leia o post na íntegra

Google

Você quis dizer: Google Wave

Orkut Promotion está próximo

Orkut Promotion é uma plataforma de compartilhamento de conteúdo dentro do Orkut, que permitirá aos usuários enviar conteúdo a todos seus amigos. A novidade nos dará um gostinho do que vem por aí com o Google Wave.

Na verdade, é bem parecido com um e-mail comum, mas com características extras que permitem, por exemplo, que o emissário da mensagem saiba quantas pessoas a aceitaram e quantas a excluíram.

Imagino que será uma ferramenta excelente para pessoas que ficam divulgando eventos e outras coisas dentro da rede social. Se antes elas tinham que usar scipts para enviar o mesmo recado para várias pessoas, agora elas poderão usar o Promotion.

O serviço deve estar disponível em alguns dias. Confira o vídeo:


Google

Você quis dizer: Spam spam spam


Atalhos de ferramentas: GIMP e Inkscape


Como sou usuário do Photoshop há bastante tempo, me acostumei com os atalhos de teclado. Quando comecei a usar o Illustrator, foi bem mais fácil por já comnhecer o PS.

Mas agora que estou aprendendo a usar Inkscape (esse eu já sei até bastante coisa) e GIMP, preciso reaprender os atalhos de teclado. Pensando nisso, criei dois "mapas" com os atalhos para as ferramentas destes dois softwares.

Como sei que não sou o único que está aprendendo a manipular estes programas, resolvi colocar as imagens à disposição de quem interessar. Talvez ajude no aprendizado de alguém. E quando puder (ou melhor, quando souber o suficiente) faço alguns tutoriais sobre eles.

Até!!!

Edit: No Gimp, as Ferramentas cujos atalhos são W e G são versões aprimoradas das ferramentas cujos atalhos são P e K, respectivamente, e estão disponíveis no Gimp Painter.
Google

Você quis dizer: Inkscape Brasil


quarta-feira, 29 de julho de 2009

Design para quem não é Designer - Um pouquinho do livro

Encontrei este livro no blog vivaotux e gostei tanto que resolvi fazer duas coisas: encomendar um exemplar e colocar o preview dele aqui para que mais pessoas possam dar uma olhada.

Pelas páginas disponíveis no Google livros dá pra ver que o livro trata dos conceitos básicos do design. Não é nada muito avançado, mas acredito aer extremamente bom para quem está começando.




Google

Você quis dizer: este livro combina com Inkscape


Apperi - O Google do Ubuntu




Essa novidade é excelente!

Agora existe um site chamado Apperi que faz busca nos repositórios oficiais do Ubuntu (8.04 | 8.10 | 9.04) e do Debian (4.0 | 5.0).

Se o Synaptic já era excelente e conseguia fazer as instalações de aplicativos de forma indolor, com esse buscador, fica ainda mais fácil.

Foi criado por Ryan Quinn, que também é fundador e desenvolvedor líder da distro SymphonyOS.

Google

Você quis dizer: Notícia daqui





segunda-feira, 27 de julho de 2009

Google Chrome Devel no Linux


Não fiz o teste, mas estou repassando o link para o Guia do Hardware que ensina como fazer para ter a versão 3.0 do Chrome no Linux.

Mas atenção! É só para os mais animados!

Google

Você quis dizer: Chrome OS


Inkscape e GIMP no IRC


Àqueles que são entusiastas do software livre, principalmente do Inkscape e do GIMP, talvez interesse saber que a comunidade brasileira está cada vez mais ativa.

Agora eles têm chat no IRC.

Se seu navegador tiver suporte ao IRC, você pode acessar pelos links abaixo. Caso contrário, use qualquer cliente para se comunicar: server> freenode / canal> #inkscape-brasil e #GIMP-BR

Inkscape

GIMP

Os interessados em aprender e contribuir com o software livre são bem vindos!

Google

Você quis dizer: Este Blog


segunda-feira, 6 de julho de 2009

Atualizar / Instalar Firefox 3.5 no openSUSE [11.1]

Quem quiser atualizar o Firefox no openSUSE (se ainda não fez, claro) pode usar esse endereço:












Nele é possível fazer uma busca por versões mais recentes dos pacotes rpm disponíveis para o openSUSE (versões: 10.3, 11.0 e 11.1).




Ao fazer uma busca pelo termo Firefox 3.5, você encontrará uma lista com várias opções, nem todas são 3.5. Basta escolher uma das opções que esteja escrito 3.5 na frente eclicar no botão install que aparece na frente do resultado escolhido.








O arquivo irá abrir com o YaST e a instalação irá começar. É só dar alguns OK e aceitar algumas licenças e tals.




Pronto!




PS: Então, se precisar buscar por alguma aplicação para o openSUSE, não se esqueça de tentar esse endereço primeiro: http://packages.opensuse-community.org




Google




Você quis dizer: Busca nos repositórios do openSUSE




domingo, 5 de julho de 2009

Revista Espírito Livre nº4


E mais um lançamento, desta vez para aqueles que se interessam por tecnologia e Software Livre. Trata-se da Revista Espírito Livre, que é lançada mensalmente de graça na internet em formato PDF.

Ontem foi lançada a 4ª edição e a matéria de capa são os Jogos no mundo do Software Livre. Vale a pena dar uma conferida!

Site oficial: http://www.revista.espiritolivre.org/

Google

Você quis dizer: Edição 4 Aqui!


Revista Ilustrar 11


Con exatos cinco dias de atraso, estou anunciando o lançamentdo da revista digital Ilustrar, que tem como tema: ilustradores e ilustrações (dah!).

A revista é lançada em cada dia 1º dos meses ímpares.

Faça o download da edição 11 e anteriores no site oficial!

Google

Você quis dizer: Revista Illustrar