Home | Ubuntu | openSUSE | Google | Inkscape | GIMP | Perfil

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Scribus - Diagramação Livre


Quem estava procurando uma alternativa gratuita ao InDesign (antigo Page Maker) da Adobe para fazer a editoração de folhetos, livros, jornais, ou o que mais a imaginação mandar, não precisa mais: baixe agora mesmo o Scribus.

O Scribus é um software livre desenvolvido por voluntários de todo o mundo. É multi plataforma e possui versão em português. A versão atual está bem mais estável que a que eu testei cerca de um ano atrás. Testei no Windows e travou comigo nenhuma vez em dois dias usando o programa (não fiz nada muito pesado com ele, apenas alguns testes).

Há também a versão em desenvolvimento (1.3.5), que está com um visual mais moderno e promete muitas melhorias, mas ainda não é recomendada par uso, apenas para teste.

Além disso, há muita referência na Web:

Site Oficial

Wiki em Português

Comunidade Brasileira

Lista de Discussão da Comunidade Brasileira

Google

Você quis dizer: Baixe agora!

2 comentários:

  1. Instalei o SCRIBUS 1.4.2 e tentei iniciar uma diagramação com meus arquivos, porém o programa não aceita arquivos em .doc que é o do WORD. Como faço para que os arquivos possam ser abertos neste programa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo!

      O Scribus não trabalha com o formato .doc. Ele tem um formato próprio, que permite edições avançadas de arquivos, para editoração. O Word é apenas um formatador de texto, enquanto o Scribus é um editor gráfico que permite montar livros, revistas, folders...

      Procure vídeos sobre o Scribus no Youtube. Existem alguns que podem te ajudar a iniciar o uso do programa.

      Uma abraço!

      Excluir