A Canonical anunciou que o Ubuntu 10.04 virá com um novo tema. Já fazem dois dias que a notícia chegou ao meu Google Reader, mas só hoje vi. Apesar de estar um pouco atrasado, não posso deixar de comentar esta novidade, que para mim é uma das mais esperadas desde que usei o Ubuntu pela primeira vez, lá pela versão 6.algumacoisa, se não estou enganado.
Aliás, desde que o Mark Shuttleworth anunciou algum tempo atrás o projeto de corrigir os pequenos bugs do Ubuntu, que já me sentia mais confiante no sucesso desta distro. Isso mostra respeito com os usuários e, principlamente, demonstra a preocupação com os usuários mais básicos, aqueles que querem simplesmente usar o Sistema Opercaional sem precisar ter mestrado em linux para poder usá-lo.
Tema Light do Ubuntu 10.04
Com a mudança do tema pricipal, vem também a mudança de toda a identidade visual do Ubuntu (Lei este post no Blog do Andre Gindim), pos foram também alteradas a logomarca e as cores. Sai o Marrom e entra uma combinação de Laranja e Preto, além de alguns otros detalhes. A principal inteção com estas alterações é passar para o usuário a sensação de leveza, que é um dos principais atributos pelos quais a Canonical quer que seu produto seja identificado.
Outro detalhe que se percebe pelos screens é que os ícones de minimizar, restaurar e fechar foram colocados do lado esquerdo da tela, à la MAC OS. Sei que todos vão dizer que estão tentando copiar a interface do MAC OS, aliás, o próprio Gnome tem fama de ser uma tentativa discarada de ser uma cópia do MAC OS, mas quero lembrar que há alguns dias/semanas o próprio Mark Shuttleworth disse que o Ubuntu precisa evoluir sua interface gráfica para que se torne algo tão refinado quanto o MAC OS. Então, se há cópia ou inspiração, eles não estão escondendo isso de ninguém. Agora, se os ícones à esquerda vão pegar, ou se a comunidade vai reclamar e a versão final virá com os ícones do lado direito, só o tempo dirá.
Você quis dizer: Esta notícia foi muito inspirada neste link do Br-Linux
Nenhum comentário:
Postar um comentário