Home | Ubuntu | openSUSE | Google | Inkscape | GIMP | Perfil

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Ler é o pior Veneno!



Estava passando hoje por uma comunidade sobre Literatura no Orkut e encontrei, por acaso, um tópico abeto por um cidadão. Se disser que fiquei surpreso, minto porque este tipo de tópico é dos mais comuns nesta categoria de comunidades e portanto, não há qualque motivo especial para menciná-lo aqui, exceto o fato de me ficar me perguntando: onde vamos parar?

Será que as campanhas promovidas por toda parte, inclusive pela mídia - "Ler também é um exercício" - têm alguma utilidade no que diz respeito ao crescimento interior do cidadão? Estas campanhas pró-leitura são ótimas, mas em minha opinião pecam quando o que está em jogo é não o fato de ler, mas o que ler. Será que o simples fato de alguém ler irá enriquescê-lo e torná-lo melhor cultural-criticamente? Mesmo que sua leitura seja apenas a base de Paulo Coelho e Dan Brown?

Vende-se que quem lê é mais inteligente, mas alguém que lê sub-literatura é realmente mais esperto que quem não lê, mas discute o mundo? Em fevereiro de 2006 foi publicado na revista Super Interessante um artigo de um jovem de 18 anos, recém-ingressado (na época da publicação) no curso de Relações Internacionais da PUC-SP, que dizia que precisamos de autores que escrevam sobre nada, para que estes façam a transição entre o Pequeno Príncipe e Machado de Assis, pois é impossível saltar de um livro infantil para algo tão complexo como Dom Casmurro. "Ninguém começa a ler por Macunaíma", diz o artigo.

Realmente, concordo que esta transição é difícil e não há livros que a tornem possível, mas dizer que os livros desta transição devem ser sobre nada, é um pouco (senão muito) de exagero. Se há livros infantis com conteúdo excelente, como "Ou isto ou aquilo" de Cecília Meireles, porque os adolescentes devem ler algo com conteúdo inferior? Por que regredir em vez de progredir?

Enquanto não começarmos a construir um país com leitores críticos, teremos mais e mais tópicos como este no Orkut. Não é uma realidade muito boa de se ver, é?!?!?!

Google

Você quis dizer: "Considero Machado o maior gênio da literatura brasileira do século XIX"

Nenhum comentário:

Postar um comentário