18-06-2007
Quem assistiu ontem ao Fantástico (aquele da Globo), deve ter visto a reportagem que abriu o programa e falava de um casal de adolescentes, fãs de animes, que fugiram de casa. O texto que segue abaixo foi enviado pelo site do programa como forma de protesto e representa bem a indignação dos fãs:
"Ontem eu vi a reportagem mais estúpida que poderia ter visto na TV brasileira. Falo da reportagem que abriu o programa Fantástico deste domingo, 17 de junho.
A rede globo já tem minha desaprovação desde muito tempo, quando fez reportagens sensacionalistas acusando o RPG (jogo usado pelos pilotos da NASA) de ter influenciado crimes no Brasil em mais de uma ocasião. Sabemos, entretanto, que em nenhum destes casos foi provado qualquer culpa do jogo sobre os fatos ocorridos, mas a mídia e em especial a rede globo jamais fez qualquer esforço para esclarece este ponto para os telespectadores, por estar preocupada demias com o mercado da reportagem-entretenimento.
Neste domingo, minha descrença na capacidade josnalística e principalmente ética da rede globo chegou ao seu limite! Ao ver uma reportagem acusando os animes de serem responsáveis pela fuga de dois jovens, a emissora desceu ao mais baixo nível da mídia sensacionalista, superando qualquer expectativa negativa. Orson Welles jamais poderia imaginar que as reportagens nada éticas do "New York Inquirer" pudessem ser superdas de forma tão esplêndia sessenta e seis anos depois. O império de J. F. Kane nada representou perante o que hoje é mantido pela rede globo.
Pior ainda é o fato de a reportagem fazer questão de ligar a fuga dos jovens ao fato de serem fãs de animes. Soma-se a isso a montagem da reportagem que foi feita para assiciar visualmente a fuga ao fato de serem fãs de anime. Por que não dizer simplesmente que ambos fugiram porque estavam apaixonados? E porque não há durante toda a reportagem qualquer argumento que comprove que a fuga foi influenciada pelos animes que assitiam? A única coisa realmente possível de ser percebida ao assistir à reportagem é a clara intenção de destruir a imagem de qualquer jovem que goste de animes!
Pois saibam (e acredito estar sendo redundante, pois vocês sabem, mas se fazem de desentendidos quando nescessário!) que os jovens fãs de animes costumam ser pessoas muito bem instruídas e críticas. Vocês podem controlar a opinião de grande parte da população que é leiga e passa a conhecer o termo anime por uma conotação negativa, mas qualquer um que conheça o assunto de perto percebe, diria eu, uma tentativa de a rede globo destruir a imagem do desenho japonês e daqueles que são seus fãs.
Acreditando na ética, fico por aqui!" Link para o texto
A indignação dos fãs de animes pode ser vista por toda a web. No Orkut várias comunidades discutem o assunto e pelo menos uma foi criada para discutir a questão: "Se anime é do mal..."
Um dos cosplayers que participaram da reportagem, postou em seu blog sua indignação oa ser "usado" pela emissora.
Google
Você quis dizer: Ética na TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário