Home | Ubuntu | openSUSE | Google | Inkscape | GIMP | Perfil

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Big Linux e o Dektop Livre

Nas últimas semanas (quase dois meses) venho usando Linux em tempo quase integral e depois dessa experiência resolvi escrever este post para mostrar que Linux não é nehum bicho de sete cabeças, como alguns ainda insistem em dizer e principalmente que é possível fazer tudo que você faz em seu dia-a-dia no Windos, usando linux.

Big Linux 4.2

A distro que estou usando em meu desktop é o Big Linux, que está atualmente na versão 4.2 e pode ser baixanda aqui. O Big é um projeto brasileiro criado a partir do Ubuntu, uma das distros que mais cresceu nos últimos anos.

Em essência, o Big é uma personalização do Ubuntu, pegando um sistema confiável e deixando-o mais amigável (o Ubuntu já é amigável, e o Big aumenta isso) e dando-lhe um visual mais bonito (porque tanto o do Ubuntu, quanto o do Kubuntu são horrorosos). Mas não é só isso: a equipe por trás do Big implemente diversas melhorias ao sistema, para que ele se torne mais simples de ser usado por um usuário comum.

O Big traz como gerenciador de janelas o KDE3, que é muito poderoso e cheio de recursos. Para quem sai do windows não há muito o que estranhar, porque o KDE é bem parecido com o explorer, com a vantagem de possuir mais recursos e ser mais personalizável.

O menu é semelhante ao do Windows Vista, que traz os programas separados em categorias (E só para constar, isso já existe no linux há muuuito tempo).

Menu Iniciar organizado

Na questão de aplicativos, o Big Linux é bem completo. Ele trás tudo que um usuário comum pode precisar para seu dia-a-dia, como navegador de internet, aplicativos para escritório, mensageiro instantâneo, editor de imagens e editor vetorial, player de multimídia e diversos outros.


Talvez seja um pouco estranho no começo, pois apesar de serem softwares com as mesmas funções, eles são diferentes, então, a dica que dou é usá-los no windows, pois a maioria possui versão para linux e windows, como o Firefox e o BrOffice.

Meu desktop com Big Linux 4.2

Eu levei algum tempo para fazer a transição e não digo que ela está completa, mas avançou bastante. Hoje já consigo fazer quase tudo no Linux e de forma bem simples, inclusive, é possível fazer algumas coisas que no Windows não são possiveis.

Então, se você qusier testar o linux, essa é sua chance. Baixe o Big Linux e faça um test drive. E nem é preciso intalá-lo no HD, pois dá pra rodar o sistema todinho direto do CD.

Google

Você quis dizer: O que é Linux?


Nenhum comentário:

Postar um comentário