Instalei o OpenSUSE recentemente e sofri um pouco para instalar o Mozilla Prism nele, mas no final funcionou. Então, para facilitar a vida de quem quiser fazer o mesmo, aqui vai o tutorial que fiz baseado nesses outros dois tutoriais:
Tutorial 1
Tutorial 2
Se você está lendo esse post, provavelmente deve saber o que é o Mozilla Prism, mas caso não saiba, ele é uma aplicação que serve para rodar aplicativos online como se fossem offline, criando atalhos para eles em seu desktop e rodando dentro do firefox em uma janela isolada e sem os botões de navegação do browser.
Então, mãos à obra:
1 - A primeira coisa a fazer é baixar o instalador do Mozilla Prism (usei a versão 0.8 - já existe a 0.9, mas não testei):
http://starkravingfinkle.org/projects/webrunner/prism-0.8-linux.tar.bz2
2 - Depois de feito o download, coloque o arquivo na sua pasta de usuário e pelo terminal, como root, extraia o conteúdo para a pasta /opt/ com o seguinte comando:
# sudo tar jxvf prism-0.8-linux.tar.bz2 -C /opt/
3 - Depois execute os comandos abaixo para alterar as permissões do arquivo (não sei explicar muito bem essa parte, então, buque no Google caso queira saber mais detalhes):
# sudo chown -R root:root /opt/prism/
# sudo chmod -R 755 /opt/prism/
4 - Finalmente, execute o Prism dando um Ctrl+F2 e digitando:
/opt/prism/prism
Execute o prism, como mostra a imagem
5 - Isso faz o programa ser aberto, como mostra a imagem abaixo:
Tudo que você tem a fazer é digitar o endereço do site e o nome do mesmo. Para criar um link para o Google Docs, por exemplo, digite:
URL: http://docs.google.com
Name: Google Docs (pode ser o nome que quiser)
Também marque a opção Desktop, para criar um atalho na área de trabalho.
6 - Pronto, o Google Docs já funciona direto do seu desktop! Mas quando tentei abrir o Google Talk Gadget, apareceu uma mensagem dizendo que precisava instalar o Flash Player. Segui todos os passos, mas mesmo assim não consegui fazer o Talk Gadget funcionar. Foi então que encontrei o segundo tutorial.
7 - A primeira coisa é baixar o pacote do Flash Player (escolha o pacote tar.gz) em:
http://www.adobe.com/shockwave/download/download.cgi?P1_Prod_Version=ShockwaveFlash
8 - O tutorial original pede para descompactar o arquivo o copiar para a pasta /opt/prism/xulrunner/plugins. Mas eu fiz um pouco diferente (seguinto o conselho de alguém em um fórum cujo link eu perdi - sorry), copiando para a pasta /opt/prism/plugins e deu certo.
Primeiro descompacte o arquivo:
# tar xzf install_flash_player_10_linux.tar.gz
Dentro da sua pasta de usuário será criada a pasta:
/install_flash_player_10_linux
Entre na pasta /install_flash_player_10_linux:
# cd /home/seunomedeusuario/install_flash_player_10_linux
Copie o arquivo libflashplayer.so par a pasta /opt/prism/plugins:
# sudo cp libflashplayer.so /opt/prism/plugins
9 - Depois disso o Talk Gadget funcionou!
PS1: Caso alguma destas etapas não funcione, você pde tentar fazê-las manuelmente pelo Konkeror/Dolphin como root, ou consultar os tutoriais originais.
PS2: Fiz isso no OpenSUSE 11.0 e deu certo, mas como os tutoriais originais eram para o Ubuntu, acredito que funcionará no Ubuntu também!
PS3: Caro demais xD!
Boa sorte!
Você quis dizer: Prism no Ubuntu de um jeito mais fácil
Nenhum comentário:
Postar um comentário