Home | Ubuntu | openSUSE | Google | Inkscape | GIMP | Perfil

segunda-feira, 8 de março de 2010

O Básico do Inkscape - Vetor

Inkscape Tutoriais

Pretendo fazer uma série de artigos sobre o Inkscape, um software livre para edição vetorial. Para quem não sabe exatamente o que é isso, vou começar dizendo que o Inkscape é similar ao Adobe Illustrator ou CorelDRAW. Cada um destes softwares servem para criação de ilustrações vetoriais, criação de cartazes, folders, banners e etc. Também são muito utilizados para desenvolvimento de layous para Web Sites.

Mas o que é um Vetor?

Bitmap vs Vetor
Diferença entre Bitmap e Vetor (Imagem retirada do site Inkscape Brasil)

Existem dois tipos de imagens digitais: Bitmap (Mapa de Bits) e Vetor. As imagens do tipo bitmap são compostas por uma grade de pixels em que cada um deles é preenchido com uma cor. A desvantagem é que quando uma imagem bitmap é aumentada, ela perde qualidade. Já os vetores, na verdade são equações matemáticas. Sendo assim, um vetor pode ser ampliado infinitamente sem perder qualidade.

E o Inkscape?

Interface do Inkscape

O Inkscape é um software desenvolvido pela comunidade de softwares livres para trabalhar com imagens vetoriais. O formato padrão do Inkscape é o SVG (Scalable Vectorial Graphics), que é um formato vetorial livre aprovado pela W3C. Além deste formato, o Inkscape também se esforça para abrir com fidelidade arquivos de outros sofwares, dentre eles o .ai (do Illustrator) e o .cdr (do CorelDRAW), sendo que os arquivos do Illustrator tem um suporte melhor que os do CorelDRAW.

Quem ainda não conhece o Inkscape e procura um software vetorial, pode baixá-lo do site oficial. Quem já usa algum software vetorial e ainda não conhece o Inkscape, acoselho a dar uma olhada, principalmete se você não tem dinheiro para pagar pela licença de um software vetorial pago.

Além do site oficial, também aconselho a dar uma passada pelo Inkscape Brasil, site da comunidade brasileira, onde é possível encontrar vários tutoriais e ainda é possível se cadastrar na lista de discução para debater sobre o Inkscape e o mundo do software livre em geral.


Google


Você quis dizer: Saiba mais sobre o SVG


Um comentário: