Home | Ubuntu | openSUSE | Google | Inkscape | GIMP | Perfil

terça-feira, 24 de junho de 2008

Cuidado com os vírus: Não clique no Orkut!!!

101 postágens!




Com mais uma eu ultrapasso os dálmatas em número.




Bem, tem coisas que são ditas muitas vezes mas nem todo mundo ouve (ou lê), então resolvi escrever este post para dizer novamente. Aqui vou ensinar um truque bem básico de como manter sua privacidade no Orkut e principalmente como não receber aqueles scraps cheios de vírus e propagandas (nem sei bem qual é a diferença...).




A primeira coisa a fazer é bloquear o acesso aos seus scraps. Isso impede que pessoas sem permissão deixem recados para você. Para isso faça login o Orkut e vá em Configurações na barra lateral e escolha a privacidade. Na opção escrever na página de recados marque todos os meus amigos. Assim, apenas seus amigos poderão deixar recados para você. Existem outras opções. Configure da maneira que lhe convier.




Agora que fizemso isso, vamos a uma dica inportante:




Como reconhecer vírus no Orkut!!!




Muita gente recebe esses recados vindos não se sabe de onde, de perfís sem identificação ou no máximo com a foto de uma mulher peituda no perfil. Então, é importante não ficar clicando nesses links suspeitos.




Veja esse exemplo:
Clique na imagem para ampliar




Nele há a promessa de um vídeo em que o pai de Isabela supostamente conferssa o crime par um amigo da faculdade. Suspeitíssimo!!! Dê uma olhada no link do suposto vídeo http://videoisabellanardoni.ifrance.com. Não é link para nenhum site de notícias confiável, portanto, não clique nele. É vírus com certeza. Sem falar que se uma notícia destas fosse verdadeira, toda a mídia estaria falando nisso.




Mais uma coisa: o provedor em que o site está hospedado é o iFRANCE, que é um servidor francês. Agora me diagam, você confia num link passado por um estranho que hospedou um site em um servidor francês? (Nada contra o servidor, que neão tem culpa de nada)




Agora, veja este outro caso:
Clique na imagem para ampliar




Aqui, a promessa é de um flagra em Willian Bonner. Repare que o texto tenta convencer o leitor a acreditar que o link levará para o site O Fuxico, mas se você prestar atenção verá que no meio do endereço está .googlepages.com, isso significa que o site está hospedado no Google Pages (que apenas hospeda e não tem controle sobre o uso que os usuários fazem de seus produtos), e qualquer um pode ter criado endereço. O link verdadeiro para o site O Fuxico é http://ofuxico.terra.com.br, sem o .googlepages.com na frente.




Em caso de dúvida, se a matéria prometida é ou não de um site de notícias, o recomendável é entrar na página do site - se não souber o endereço progure no Google - e então fazer uma busca para ver se encontra a matéria citada no scrap.




Agora reparem que eu deixei meus scraps abertos uma semana para que qualquer um pudesse deixar recados e nesse meiso tempo, recebi uns 10 sraps suspeitos, entre vírus e propagandas. Se o mesmo estiver acontecendo com você, faça como eu disse no início. Entre nas Configurações do Orkut e bloqueie aquielo que te encomoda.




Google




Você quis dizer: 101 Dálmatas




Nenhum comentário:

Postar um comentário