Home | Ubuntu | openSUSE | Google | Inkscape | GIMP | Perfil

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Arte Serve Para quê Mesmo?

08-11-2006 - Publicado anteriormente por mim em outro blog.

Acabo de ler alguns artigos bem interessante no site Agência Carta Maior relacionados à arte. A importância da arte na escola, o papel do professor de arte, a desvalorização que a arte sofre em nossa sociedade... estes são fatores que contribuem para a formação de futuros cidadãos conscientes e não podem ser desprezados como vem acontecendo.

O mais comum é ouvir aquela pergunta: para que ensinar/aprender arte? Para responder, mesmo que não de uma maneira muito ampla a esta questão, é preciso antender primeiramente o que é, ou significa, arte.

Não tenho intenção nem capacidade para definir arte, até porque esta definição não existe pronta, ela é formada dentro de cada um à sua maneira. Mesmo assim, pode-se dizer que arte é uma amnifestação que tenta reprezentar (ou distorcer) a realidade e toda reprezentação é apenas reprezentação, nunca o todo. A realidade não cabe numa tela ou numa música, mas o artista escolhe aquilo que quer representar e é este recorte, a partir de seu ponto de vista, que ele transforma em arte, ou seja, a arte é uma interpretação do mundo como o artista o vê.

Daí já tiramos a primeira conclusão de porque a arte é tão importante: ela nos mostra um recorte da realidade e nos faz pensar porque o artista representou a realidade daquela forma a não de outra. A arte traz reflexão, e reflexão traz consciência. A consciência é indispensável par a aaprendizegem, é ela que diferncia o aluno que aprende do aluno que "absorve" aquilo que lhe é passado pelo professor. Sem senso crítico, o aluno está incapacitado de pensar o mundo à sua volta e avaliá-lo para tirar suas próprias conclusões.

A arte está também intimamente ligada com a história, principalmente após o final do século XIX, quando a arte passou a interpretar o mundo que existia na época. Conhecer arte é também é conhecer história, e esta tem um valor incalculável para o cidadão. Gostaria de expor aqui o melhor argumento de porque estudar história: a história nos ensina a não cometer os mesmos erros do passado. E a arte é uma das formas que temos de reconhecer estes erros.

O diálogo com a arte é, portanto, importantíssimo. Não é tarefa fácil compreender a totalidade significativa de uma obra de arte (talvez nem seja este o objetivo da arte), mas é preciso buscar entendê-la, pois ela nos faz entender a nós mesmos.

Para terminar gostaria de dizer o que penso a respeito de arte: acredito que ela seja engajamento, que ela sirva para contestar o mundo (não apenas representá-lo) e que sua principal característica é ser argumentativa.
__________
Google

Você quis dizer: Comida

Nenhum comentário:

Postar um comentário