Home | Ubuntu | openSUSE | Google | Inkscape | GIMP | Perfil

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Querem mandar o Público para a Privada

Vi agora há pouco a Lúcia Leme fazer a chamada para o último Espaço Público, programa da TV Brasil. Me surpreendi e não acreditei, então resolvi procurar na web e realmente é verdade. Está marcado para hoje a última exibição do programa.
Diante disso eu me pergunto: onde a gente vai parar?
No final de 2007 a revista EntreLivros foi cancelada, até hoje não consegui preencher o vazio que a publicação deixou. Agora descubro que um dos melhores (se não dor o melhor) programa da televisão brasileira está sendo retirado do ar.
São raros os programas de televisão que proporcionam um debate tão amplo e aberto. Um espaço em que os convidados podem expor opiniões e refletir o tema abordado.
Considero uma ofensa uma emissora que se diz pública retirar do ar um programa de tão alto nível. Um espaço que traz notícias, informações, reflexões e que nunca termina querendo impor uma verdade, mas deixando em aberto os temas para que possam ser aprofundados pelos telespectadores ou em futuras edições do programa.
Por tudo isso e por mais coisas que quem já assistiu ao programa sabe muito bem do que se trata que quero pedir a aqueles que lerem este post que ajudem a se manifestar contra a retirada do programa da grade de programação da tv brasil.
Entrem neste link e vejam como enviar seu protesto para a emissora!

Google

Você quis dizer: Ajude a preservar o que é público


sexta-feira, 25 de julho de 2008

Orkut disse: Você não pode fazer isso!

O Orkut está me mostrando esta mensagem. E agora, José?

Google

Você quis dizer: Blog do Orkut


Já fizeste sua boa ação?

Lembrete: Hoje é o último dia para participar da promoção: Ajude a sustentar a Wikipédia!

Google

Você quis dizer: Termos do Contrato (leia tudo antes de assinar)


domingo, 20 de julho de 2008

Tom Zé fala sobre Funk


Achei este vídeo por acaso no YouTube e gostaria de compartilhar com vocês.

Tom Zé é o maior gênio vivo (em todos os sentidos) da música popular brasileira e é sempre bom ouvir o que uma pessoa deste calibre tem a dizer.

Google

Você quis dizer: Entrevista à Caros Amigos


Dercy Gonçalves Morreu Ontem!

Soube agora há pouco. De acordo com o site em que li a notícia, ela tinha 101 anos.

Dolores Gonçalves Costa
Santa Maria Madalena, 23 de junho de 1907
Rio de Janeiro, 19 de julho de 2008


Google

Você quis dizer: Dercy Gonçalves


quinta-feira, 17 de julho de 2008

Arte pela Arte

Na edição deste mês da revista Caros Amigos (p. 47) o músico Fredera acusa a MPB de colaborar, mesmo que inconscientemente, para a morte do país. Ao mesmo tempo, elogia a Bossa Nova de Tom. Quase ao final do texto ele diz:

Gláuber costumava deixar a turma em apuros quando perguntava a pretensos artistas:
"Como você pensa o Brasil?"

Pois eu só quero fazer uma pergunta:
Como a Bossa Nova pensava o Brasil?

Por acaso as músicas de Tom tinham qualquer preocupação social ou política ou qualquer que seja?

Não estou acusando a Bossa Nova de ser ruim, pelo contrário. Mas Bossa Nova é como Parnasianismo: arte pela arte.

A MPB, pelo contrário, possui letras e melodias dignas dos maiores gênios da música mundial. Algumas das letras não são apenas música, são pura literatura.

Mas sou obrigado a concordar que entre os artistas que figuraram durante o período militar, a maioria "morreu" após a redemocratização, o que não significa que não tenham feito nada de valor após este período. Também não se pode esquecer que há toda uma nova geração fazendo um belíssimo trabalho, como Zeca Baleiro e Tom Zé, que resurgiu das cinzas (cito os dois por estarem entre meus favoritos e por serem não apenas intérpretes, mas também compositores).

Se com tantas opções existentes hoje no mercado a população não houve nada que preste, a culpa é dela mesma, ou ainda, da mídia que empurra esse lixo para cida dela.

 Google

Você quis dizer: Bossa Nova


quarta-feira, 16 de julho de 2008

Tire as crianças da sala: Os Simpsons vai começar!

A revista Caros Amigos publicou este mês na seção "Caros Leitores" um texto muito interessante escrito por Jadson Oliveira, dono do blog Para não dizer que não falei. O texto, que fora escrito e publicado anteriormente em seu blog pode ser conferido aqui.

Trata-se de um esclarecimento sobre a questão da suposta proibição da série Os Simpsons na Venezuela. De acordo com o que disse em sua mensagem/artigo, o desenho não fora proibido, mas fora obrigado a mudar de horário. Não vou me estender no assunto, portanto se quiser saber melhor dos detalhes, leia o texto que o Jadson escreveu.

O que pretendo aqui é falar de outra coisa: é sobre esta idéia que existe no Brasil de que desenho é coisa de criança. Em minha singela opinião isto se dá por culpa da grande influência dos estúdios Disney, com suas produçãoes extremamente "inocentes".

Antes de mais nada vou deixar claro que muitas produções do estúdio são realmente adimiráveis pela qualidade técnica ou artística, mas que isso não elimina o fato de que a empresa possui grande poder de influenciar a massa. Então, não me refiro aqui à qualidade das produções, pois como diz uma grande verdade universal: a obra é maior que o artista, e a arte pode ser usada por qualquer um, para o bem ou para o mal e não deixa de ser arte por isso.

No que tange a'Os Simpsons, concordo que a série é inapropriada para o horário que era exibida na Venezuela - e que é exibida no Brasil também. Entretenato, ninguém parece estar preocupado com o fato.

Há no Brasil um grande descaso. E a maior culpa é da população que não procura se informar do que ocorre à sua volta. Enquanto a população não se der conta de que Os Simpsons não é  destinado às crianças, que o desenho é uma dura crítica à sociedade estadunidense (e mundial) e que a personalidade de Homer Simpson é uma hironia com o cidadão comum dos estados unidos - idiota e sem cérebro, que só diz amém para a TV  (será que no Brasil é muito diferente?) - nada irá mudar.

Sendo o desenho tão crítico, como é que as emissoras brasileiras exibem ele ao meio-dia? A resposta é simples: ninguém tem consciência do que está assistindo, então que diferença faz se são Os Simpsons ou A Turma do Pateta?!

Google

Você quis dizer: De Bonner para Homer


Adote uma Multinacional

Inspirado pela campanha Ajude a sustentar a Wikipédia e por um primo meu, resolvi lançar a campanha Adote uma Multinacional.

Como todos nós sabemos, as marcas mais famosas do mundo, sejam elas de carro, roupas, eletrodomésticos etc. contribuem para que nós, meros mortais, possamos gastar nosso suado dinheiro em um produto que valha a pena. São produtos com a capacidade de causar inveja naqueles vizinhos com a grama mais verde que a nossa.

É por isso que devemos comprar produtos apenas dessas marcas. Afinal, sem nós, elas poderiam entrar em falência. Quando você deixa de comprar um produto bom e barato para comprar o similar de uma marca famosa, você está incentivando o comércio estrangeiro. Isso é muito bom! Você está fazendo uma boa ação!

Quanto mais uma Multinacional vende, mas ela depende menos da exploração dos empregados para sobreviver. Todos sabem que as Multinacionais se instalam em países pobres porque neles elas conseguem pagar todos os funcionários com o mesmo dinheiro que gastam para pagar um executivo na matriz. Mas quando você compra um produto dela, você faz com que os executivos possam ganhar melhor.

Por isso, façam como o meu primo: comprem apenas produtos de marcas famosas, mesmo que isso signifique andar por aí vestido como um idiota. Não se preocupem com os modelos das roupas, o que importa mesmo é que na sua camiseta estará estampado o emblema da marca famosa e você se sentirá orgulhoso, pois será um dos patrocinadores daquela marca. É muito bom saber que graças a você ela faturará milhões todos os dias.

Google

Você quis dizer: Blog de Aluguel


sexta-feira, 11 de julho de 2008

Extinção - Régis Bonvicino [Abujamra]



Google

Você quis dizer: Provocações


Você quis dizer: Nota 10

Não entendam mal.

Não estou dizendo que este blog seja nota 10, apenas que estou criando uma nova tag, ou marcador, para marcar postagens que possuam conteúdeo de grande importância. Pode ser um lançamento de livro, uma atitude de alguém, qualquer coisa.

O critério, óbvio, é eu acreditar que mereça nota 10. Simples assim! Ninguém precisa concordar comigo, mas, afinal, quem disse que todo mundo tem a mesma opinião?

Google

Você quis dizer: Este Blog é nota 10


quinta-feira, 10 de julho de 2008

Férias! E Agora, José?

Férias.

Todo cidadão em sã consciência sonha com este curto período garantido pelo sindicato.

Mas muitos não sabem o que fazer quando ela chega, mesmo tendo passado um ano inteiro esperando por ela e tendo feito 1001 planos impossíveis (que de tão impossíveis não se concretizaram e as férias se tornaram um verdadeiro tédio).

Não estou reclamando.

Acabei a faculdade (ainda não saíram as notas finais, mas estou assumindo que serão positivas). Agora posso fazer o que quiser. E olha que imaginação para isso não falta.
Há tanta coisa, mas ao mesmo tempo isso se torna tão complicado.

É como fazer redação com tema livre. Você passa mais tempo pensando num tema que propriamente escrevendo a redação. Se já viesse com o tema seria mais fácil. Em meia hora estaria pronta.

Então fico imaginando se fari muita coisa ou se esta liberdade total não me bloqueará. Ai de mim!

Talvez eu deva dedicar meu tempo a uma das grandes questões da humanidade: por que algumas palavras terminam com s e não estão no plural. Férias, por exemplo!

PS: Ouvir muito Tom Zé!

Google

Você quis dizer: Férias definitivas


Cuidado! O Google vai digitalizar você!



Google

Você quis dizer: Brainiac


domingo, 6 de julho de 2008

1001 Logotipos

Quem foi que disse que geografia não é divertido?

Neste link está um Mapa-Mundi formado apenas por logos de sites da web 2.0!



Google

Você quis dizer: Este Blog


Dicas de desempenho da Linux Magazine

A Linux Magazine liberou mais alguns artigos para download. Desta vez são matérias que ajudam a melhorar o desempenho do seu Linux.

Vou apenas terminar este post e começar a analizar as dicas.

Se mais alguém estiver a fim, entrem neste link.

Google

Você quis dizer: Schumacher


sábado, 5 de julho de 2008

Por que software livre não?

No site da Linux Magazine foi publicada recentemente uma matéria bem interessante que expõe sete razões para se adotar Software Livre e inclusive discute o porque de a primeira grande tentativa de popularizar este tipo de aplicação não deu muito certo.

Quando me pergunto por que o software livre não emplaca de vez a resposta que me vem freqüentemente é a mesma: PIRATARIA!

O ser humano possui uma vontade de superação que em muitas ocasiões é de grande valia, mas que atrapalha em outras. As Olimpíadas estão chegando e nelas veremos pessoas que treinaram a vida intera com um único objetivo, superar os limites do corpo. Ainda que nós, meros mortais sedentários, não nos esforcemos para este tipo de superação, é impossível negar que queremos que nossa grama seja mais bela que a dovizinho.

Mas o que isso tem a ver com software livre? Bem, tem muita coisa, mas pode não ter nada a ver também. Vamos ver o caso da rede globo. É uma emissora de tv que conseguiu uma dominação não apenas financeira e qualitativa (digo em relação à qualidade técnica de suas produções), mas também ideológica. Não é difícil ver as pessoas na rua enchendo a boca para falar bem da globo. A ideologia é algo perigoso.

Quando se ouve num bar alguém conjeturando o que faria se ganhasse na loreia, não é preciso ser mãe Diná para saber que marcas de carro como Ferrari surgirão na conversa. O que quero dizer é que o ser humano possui esta vontade de parecer superior ao outro, e no mundo de hoje a melhor maneira de atingir isto é tendo dinheiro.

Mas voltemos ao software e à pirataria. Assim como a globo fez, muitas empresas de software conseguiram implantar uma ideologia na mente de muita gente. Isso faz com que algumas pessoas não se contentem em ter um programa eficiente e gratuito. Eles querem aquele programa famoso que aparece em pop-ups por toda a web (e que no fundo faz a mesma coisa que seu similar genérico) apenas por questão de status.

Mas num país como o nosso, pagar por um software proprietário é algo raro, pois os preços estão nas nuvens e a saída mais cômoda é a pirataria. Então, às vezes não é questão de eficiência de um programa ou não, as questão ideológica, uma ideologia ruim.

Eu sei que parece meio "teoria da conspiração" isso que eu escrevi, mas só disse isso porque conheço pessoas assim. Na verdade não acredito que sejam muitas, pois afinal de contas, grande parte da população, apesar de usar um PC não compreendem seu fucnionamento num nível mais avançado e todos os softwares que utilizam são sugeridos por seu técnico em informática ou por um amigo "que entende tudo de computador".

Por último, quero dizer que ainda não migrei completamente para o software livre, mas acompanho seu crescimento e estou aprendendo a lidar com ele, seja por meio de notícias em sites e blogs especializados, seja por meio de fóruns. E posso dizer que para fazer qualquer coisa em meu Ubuntu 8.04 não é preciso digitar nenhuma linha de comando, a interface gráfica já dá conta de tudo.

Google

Você quis dizer: linux é legal


Aécio Néver

Este é o documentário "Liberdade, essa palavra" realizado por um universitário sobre o governador de Minas, aécio neves.







Este post estava com problema, mas agora está completo!

Google

Você quis dizer: aecio never


sexta-feira, 4 de julho de 2008

Terra transmitirá Olimpíadas de Pequim ao vivo

O Idig Now publicou uma matéria que me fez feliz. O Terra anunciou que irá transmitir as olimpíadas deste ano ao vivo pela web em 13 canais simultâneos. Com isso ela pretende atingir a marca de 1.000.000 (um milhão) de acessos simultãneos nos canais ao vivo.


Anotícia é mais que bem vinda e só faz provar que o futuro da tv é integrar-se com a internet. O YouTube está aí para provar isso. Hoje o site é uma tv altenativa com conteúdo próprio e de qualidade.


Já existem canais transmitidos apenas pela web, como é o caso da AllTV e a cada dia surgem mais e mais softwares que prometem (e alguns cumprem) a transmissão de canais pela web (mesmo que algumas dessas transmissões sejam ilegais...). O maior freio, a meu ver, é a velocidade das conexões, sobretudo no Brasil. Neste artigo existem algumas informações interessantes sobre o assunto.


A cada dia que passa fica mais óbvio que o futuro está na rede (despreocupado e tomando água de côco).

Google

Você quis dizer: AllTV


quarta-feira, 2 de julho de 2008

Eduardo e Mônica são Ners

 Clique para Ampliar
Estes quadrinhos ficaram excelentes! Parabens ao autor!

Google

Você quis dizer: Este Blog


Teste do Ácido (ui!)

Só por diversão e curiosidade, vejam os resultados dos meus testes no Acid Test (aquele que testa o quanto seu navegador é compatível com os padões web).
Internet Explorer 6
 
Mozila Firefox 3
 
Opera 9.5
 
Eis o que os navegadores deveriam ter mostrado!
Todos os testes foram feitos usando Windows XP SP2. Neste link tem mais testes.


Google

Você quis dizer: Teste do Einstein


teste

testando o novo lay-out e mais algumas mudanças

Edit:

Havia feito este post só para teste, mas agora parece que tudo está ok.

Vou continuar de olho caso algo dê errado, mas por hora está oficialmente lançado o novo lay-out do blog

Google

Você quis dizer: Este Blog de novo???


terça-feira, 1 de julho de 2008

Google descontinuará o programa de referências do AdSense

Olá,

Agradecemos sua participação no programa de referências do AdSense. O programa de referências do AdSense será descontinuado na última semana de agosto. Após esse período, o código de referências não exibirá mais anúncios.

Se você utiliza referências, seja para promover produtos do Google ou ofertas de anunciantes do AdWords, recomendamos executar as seguintes etapas antes que o produto seja desativado:

* Remova todo o código de referência dos seus sites: remova todo o código de referências dos seus sites antes da última semana de agosto, para poder continuar a rentabilizar eficientemente o seu espaço de anúncios.
* Substitua os seus anúncios de referência por anúncios do AdSense para conteúdo: se você tiver menos de três blocos de anúncio do AdSense para conteúdo em uma página, recomendamos substituir os blocos de anúncio de referência por blocos de anúncio padrão do AdSense para conteúdo. Isso reduzirá os riscos de diminuição dos seus ganhos com o AdSense quando o programa de referências for desativado.
* Gere e salve todos os relatórios de referências na sua área de trabalho: eles não ficarão mais disponíveis a partir do final de outubro.

Agradecemos sua paciência durante essa transição. Se tiver mais perguntas, acesse
http://www.google.com/adsense/support/bin/topic.py?topic=14882.
Agradecemos o seu suporte às referências do AdSense.

Atenciosamente.

Equipe Google AdSense

------------------------------ ----------
Preferências de e-mail: você recebeu este comunicado obrigatório de serviços por e-mail para ficar atualizado sobre a desativação de um recurso do AdSense.


Google Inc.

Recebi este comunicado do Google a pouco mais de uma hora.

Google

Você quis dizer: Mafagafo