Home | Ubuntu | openSUSE | Google | Inkscape | GIMP | Perfil

sábado, 5 de julho de 2008

Por que software livre não?

No site da Linux Magazine foi publicada recentemente uma matéria bem interessante que expõe sete razões para se adotar Software Livre e inclusive discute o porque de a primeira grande tentativa de popularizar este tipo de aplicação não deu muito certo.

Quando me pergunto por que o software livre não emplaca de vez a resposta que me vem freqüentemente é a mesma: PIRATARIA!

O ser humano possui uma vontade de superação que em muitas ocasiões é de grande valia, mas que atrapalha em outras. As Olimpíadas estão chegando e nelas veremos pessoas que treinaram a vida intera com um único objetivo, superar os limites do corpo. Ainda que nós, meros mortais sedentários, não nos esforcemos para este tipo de superação, é impossível negar que queremos que nossa grama seja mais bela que a dovizinho.

Mas o que isso tem a ver com software livre? Bem, tem muita coisa, mas pode não ter nada a ver também. Vamos ver o caso da rede globo. É uma emissora de tv que conseguiu uma dominação não apenas financeira e qualitativa (digo em relação à qualidade técnica de suas produções), mas também ideológica. Não é difícil ver as pessoas na rua enchendo a boca para falar bem da globo. A ideologia é algo perigoso.

Quando se ouve num bar alguém conjeturando o que faria se ganhasse na loreia, não é preciso ser mãe Diná para saber que marcas de carro como Ferrari surgirão na conversa. O que quero dizer é que o ser humano possui esta vontade de parecer superior ao outro, e no mundo de hoje a melhor maneira de atingir isto é tendo dinheiro.

Mas voltemos ao software e à pirataria. Assim como a globo fez, muitas empresas de software conseguiram implantar uma ideologia na mente de muita gente. Isso faz com que algumas pessoas não se contentem em ter um programa eficiente e gratuito. Eles querem aquele programa famoso que aparece em pop-ups por toda a web (e que no fundo faz a mesma coisa que seu similar genérico) apenas por questão de status.

Mas num país como o nosso, pagar por um software proprietário é algo raro, pois os preços estão nas nuvens e a saída mais cômoda é a pirataria. Então, às vezes não é questão de eficiência de um programa ou não, as questão ideológica, uma ideologia ruim.

Eu sei que parece meio "teoria da conspiração" isso que eu escrevi, mas só disse isso porque conheço pessoas assim. Na verdade não acredito que sejam muitas, pois afinal de contas, grande parte da população, apesar de usar um PC não compreendem seu fucnionamento num nível mais avançado e todos os softwares que utilizam são sugeridos por seu técnico em informática ou por um amigo "que entende tudo de computador".

Por último, quero dizer que ainda não migrei completamente para o software livre, mas acompanho seu crescimento e estou aprendendo a lidar com ele, seja por meio de notícias em sites e blogs especializados, seja por meio de fóruns. E posso dizer que para fazer qualquer coisa em meu Ubuntu 8.04 não é preciso digitar nenhuma linha de comando, a interface gráfica já dá conta de tudo.

Google

Você quis dizer: linux é legal


Nenhum comentário:

Postar um comentário