Home | Ubuntu | openSUSE | Google | Inkscape | GIMP | Perfil

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Tire as crianças da sala: Os Simpsons vai começar!

A revista Caros Amigos publicou este mês na seção "Caros Leitores" um texto muito interessante escrito por Jadson Oliveira, dono do blog Para não dizer que não falei. O texto, que fora escrito e publicado anteriormente em seu blog pode ser conferido aqui.

Trata-se de um esclarecimento sobre a questão da suposta proibição da série Os Simpsons na Venezuela. De acordo com o que disse em sua mensagem/artigo, o desenho não fora proibido, mas fora obrigado a mudar de horário. Não vou me estender no assunto, portanto se quiser saber melhor dos detalhes, leia o texto que o Jadson escreveu.

O que pretendo aqui é falar de outra coisa: é sobre esta idéia que existe no Brasil de que desenho é coisa de criança. Em minha singela opinião isto se dá por culpa da grande influência dos estúdios Disney, com suas produçãoes extremamente "inocentes".

Antes de mais nada vou deixar claro que muitas produções do estúdio são realmente adimiráveis pela qualidade técnica ou artística, mas que isso não elimina o fato de que a empresa possui grande poder de influenciar a massa. Então, não me refiro aqui à qualidade das produções, pois como diz uma grande verdade universal: a obra é maior que o artista, e a arte pode ser usada por qualquer um, para o bem ou para o mal e não deixa de ser arte por isso.

No que tange a'Os Simpsons, concordo que a série é inapropriada para o horário que era exibida na Venezuela - e que é exibida no Brasil também. Entretenato, ninguém parece estar preocupado com o fato.

Há no Brasil um grande descaso. E a maior culpa é da população que não procura se informar do que ocorre à sua volta. Enquanto a população não se der conta de que Os Simpsons não é  destinado às crianças, que o desenho é uma dura crítica à sociedade estadunidense (e mundial) e que a personalidade de Homer Simpson é uma hironia com o cidadão comum dos estados unidos - idiota e sem cérebro, que só diz amém para a TV  (será que no Brasil é muito diferente?) - nada irá mudar.

Sendo o desenho tão crítico, como é que as emissoras brasileiras exibem ele ao meio-dia? A resposta é simples: ninguém tem consciência do que está assistindo, então que diferença faz se são Os Simpsons ou A Turma do Pateta?!

Google

Você quis dizer: De Bonner para Homer


Nenhum comentário:

Postar um comentário